sexta-feira, 16 de março de 2012

Resenha: Jogos Vorazes







Título Jogos vorazes
Ano: 2010
Gênero: Romance
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Número de Páginas: 400
Formato; Médio




Confesso que fiquei super ansioso e animado para ler Jogos Vorazes, pois vai sair à adaptação do livro, que vai já virou filme, então não pude perde, tive que ler esse livro. Gostei muito de Jogos Vorazes, não houve decepção ao ler ele, sério; é um livro incrível.  
Matar ou morrer, não há escolha, na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!
Ambientado num futuro sombrio, Jogos vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. A série narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte.
Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panemse ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva.
As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador
Katniss é a nossa personagem principal do livro, que mora no distrito 12, o livro é narrado em primeira pessoa, pela própria Katniss. Em alguns momentos achei a visão de Katniss um tanto confusa, pois é como se ela mesma não soubesse o que exatamente se passa. Achei a personagem principal bem trabalhada pela autora, pois Katniss não é uma garotinha fofa, com aquele jeito de princesa. Nossa querida Katniss é uma pessoa super batalhadora que sempre acaba sustentando sua família com que pode, é uma garota de 16 anos cabeça-dura.
Quando comecei a ler Jogos Vorazes eu achei que era uma espécie de Big Brother, mas é impossível fazer alguma relação dos reality shows que conhecemos; com o reality show retratado no livro, que é bem diferente e sangrento.
        Suzanne Collins conseguiu construir uma boa estória para Jogos Vorazes, com um enredo do livro bem estruturado, ela conseguiu criar uma atmosfera única, futurista e primitiva ao mesmo tempo.  
       Achei o livro pequeno, apesar de ter praticamente 400 páginas, quem pega esse livro para ler geralmente termina a leitura rapidamente, tamanha é a habilidade de Suzanne para nos deixar hipnotizados pela estória do começo ao fim. Pois a cada segundo na arena dos jogos vorazes pode trazer a morte súbita de qualquer personagem ou pelo menos ferí-lo gravemente, quando digo gravemente é gravemente mesmo. Em alguns momentos se torna tão doloroso para nós leitores e para a própria Katniss sobreviver a cada nova e surpreendente acontecimento que ocorre na arena, ver pessoas, ou melhor, crianças (desconhecidas), mas inocentes sendo sacrificadas para a diversão da capital.
         Sobre a edição adorei a capa apesar de ser simples é bem feita, o que mais me chamou atenção na capa foi o pássaro, pois nele há um verniz (UV com reserva), que da um acabamento incrível na ave, da até para sentir os mini detalhes das penas do pássaro.  Sobre a tradução gostei muito dela, agora; já a revisão, ou melhor, os revisores precisam é de um puxão de orelha, pois eles esquecerão alguns plurais, aposto que uma boa leitura por parte dos revisores resolveria esse pequeno problema na obra.
      Suzanne Collins consegue manter um suspense agradável no livro, na divisão dos acontecimentos durante o livro para que o ritmo não caia, na distribuição dos capítulos, na construção dos personagens e na dosagem de diálogos, ela realmente foi muito inteligente.
Autora
  Outro ponto positivo para a autora seria os nomes escolhidos por ela para os personagens, pois fogem dos nomes comuns, que vemos em tantos outros livros escritos por ótimos escritores. Os nomes parecem que foram criados especialmente para a série, tanto para dar o ar futurista quanto para fugir do comum... Katniss, Gale, Peeta, Primrose, Haymitch, Beetee, Cinna, entre outros.
Outra coisa que gostei muito foi à forma como a Suzanne Collins nos envolve num movimento contra a Capital (como se nós fossemos rebeldes contra a Capital), ela vai costurando a história e é impossível você não torcer para que as coisas mudem rapidamente. E ela faz isso em tudo, mas principalmente mostrando que na Capital tem a mais moderna tecnologia e riqueza, enquanto que nos outros distritos a forma de viver é bem rústica.
      Se você quer um livro que consegue mistura ficção científica, ação, aventura, romance... e que grande romance, você encontra em Jogos Vorazes; um livro em um futuro sombrio. Recomendo. E muito!
        Antes que eu me esqueço, estou contanto os dias para assistir a estréia de Jogos Vorazes; espero que o filme seja tão maravilhoso como livro, que os atores tenham feito um bom trabalho e interpretado os personagens do livro da forma mais incrível possível, como esta nós livros.
Se você ainda não leu este livro, corra para comprar! Vale muito à pena.

“Matar ou morrer, não há escolha, na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!”

Nota:4 
Erick França 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...