quinta-feira, 8 de março de 2012

Resenha: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel



Editora: Martins Fontes
Autor: J.R.R. TOLKIEN
Ano: 1998
Edição: 1
Número de páginas: 622
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Volume: 1





   


    Acho que os leitores do blog já estão cansados em saber o quanto gosto dos livros do Tolkien, o quanto elogio esse escritor genialmente incrível e magnífico; para mim uns dos melhores escritores de fantasia que já existiu.
        Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. --- "A Sociedade do Anel" é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à 'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.
A sociedade do anel é o primeiro volume de uma trilogia criado por J.R.R. Tolkien, não tenho palavras para descrever ou mesmo, fazer uma crítica do primeiro livro da Trilogia Senhor dos Anéis, pois eu amei esse livro. Ainda não consigo entender o porquê, de as pessoas acharam esse livro tão cansativo e enfadonho. Pois o modo como essa grande história é narrada, os diálogos dos personagens, as descrições de cada lugar são escrito de uma forma incrivelmente especial, é como se eu estivesse lá... como se eu estivesse vivendo aquele história, presenciando todos aqueles cenários perfeitamente detalhados e narrada por Tolkien.
      Muitas pessoas dizem que as descrições feitas por Tolkien tornam o livro maçante; pelo contrário, acho que o livro fica ainda mais gostoso de ser ler, pois o texto fica mais mágico, contando detalhe por detalhe, e muito bom ler e lembrar as canções do elfos em Lórien, sentir a escuridão de Moria e o olho de Sauron, realmente é um livro maravilhoso, eu particularmente não consigo reclamar de uma obra prima dessas.
Em Sociedade do Anel, o leitor encontrará (assim como em O Hobbit) um herói (Bilbo) diferente do que até então havia. Frodo não tem experiência em batalha e nem se destaca pela coragem instantânea. O importante daquele Hobbit é sua percepção no que está errado e em que deve assumir sua responsabilidade perante o mesmo. Achei os personagens super bem trabalhados pelo escritor; confesso que ate consegui rir das besteiras que Sam, Merry e Pippin falam nos diálogos do livro. Também não posso deixar de falar que lembrei muito dos atores dos filmes quando estava lendo o livro, a expressão de cada ator na pele do personagem, realmente é incrível. Não tem como não notar tantos conceitos colocados nesse livro por Tolkien, como a amizade entre os hobbits, o enfoque à disposição em estar na aventura, à coragem, à esperança...
Frodo(protagonista), Sam, Gandalf (o mago sábio), Passolargo (o príncipe que carrega os pecados de seu antepassado), Pippin, Merry, Legolas (um elfo) e Gimli (um anão) são personagens incríveis, que te prenderam do começo ao fim nessa aventura, onde precisaram demonstrar muita coragem e amizade. Algumas partes são engraçadas, como eu disse; e outras de grande suspense, que faz roer as unhas. Os pequeninos (hobbits) são, talvez, os mais importantes personagens da trama, mesmo sendo os mais frágeis. 
Bem a edição de meu livro e muito diferente daquelas que vocês leitores, estão acostumados a ver, pois a edição de meu livro é de 1998 (uma raridade), da mesma editora Martins Fontes. Na capa de meu livro se encontra nada menos que Gandalf- com sua capa, chapéu, barba e seu cajado; o mais legal é que ele muda de cor, tem hora que o mago esta verde, tem outra que ele está dourado ou mesmo cinzento (Gandalf o Cinzento).  
 É isso, o livro é impressionante, o universo, a mitologia criada por Tolkien é épico e magnífico. A riqueza de detalhes, os personagens, os cenários é impressionante, isso torna esse livro incrivelmente épico e único. Sem dúvida, o livro mais fantástico que já passou pela terra neste gênero literatura fantasia. O livro que tenta se aproximar ao máximo dos de Tolkien e do escritor (George.R.R) da serie As Crônicas de Gelo e Fogo, mas se fomos pensar bem, J.R.R Tolkien só existe UM.

"UM ANEL PARA A TODOS GOVERNAR”

Nota: 5



Confira também a resenha de O Hobbit, do mesmo escritor (J.R.R Tolkien) de O Senhor dos Anéis:  Resenha: O Hobbit (Aqui)


Erick França 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...