domingo, 9 de setembro de 2012

Resenha: Escolhida - House of Night





Título: Escolhida (Chosen)
Autor: Kristin Cast e P.C.Cast
Coleção: Série House of Night
Páginas: 296
Editora: Novo Século Editora
Ano: 2009





Olha eu aqui novamente para falar de mais um volume da serie House of Night, o título, “Escolhida”. Confesso que esperava mais desse livro, depois que li “Traída”, achei que o circo ira pegar fogo nesse terceiro volume da serie, e não é que pegou mesmo!
Neste terceiro livro da série House of Night os acontecimentos tomam um rumo misterioso e perturbador. Zoey tenta encontrar uma solução para ajudar Steve Rae, que luta para manter sua frágil humanidade, antes que ela se transforme em um monstro. Entretanto, salvar sua melhor amiga significa ir contra Neferet, e para conseguir o que quer, Zoey acaba se aliando a uma inesperada pessoa, tornando-se sua confidente e parceira. Para complicar, o horror atinge a Morada da Noite quando dois assassinatos ocorrem. Zoey se vê num drama pessoal e numa posição realmente delicada. Deve guardar segredos, até mesmo de seus amigos, tomar decisões muito importantes, e agora que acabou se envolvendo com um terceiro cara, deverá lidar com os três, já que não consegue se decidir entre eles. Zoey está dividida entre três amores de graus e naturezas distintas, ao mesmo tempo em que é obrigada a se aliar a uma antiga adversária para tentar salvar sua melhor amiga.
O mais incrível nesse livro é a personagem que mais odiava acabou virando a personagem preferida da serie, estou falando de Aphorodite, nesse volume a autores sob bem trabalhar com essa personagem; demonstrando sua força e valentia, mas acima de tudo seus sentimentos e sua coragem.  Já a querida Zoey, nossa protagonista da serie muda drasticamente, se mostra cada vez mais chata, burra e uma completa vadia de quinta categoria. A Zoey que falava tão mal da Afrodite, ficou pior do que ela.
O terceiro livro mostra ser um livro bom, mas varia, de vez enquanto a narrativa fica chata como a protagonista, completamente desinteressante e lenta ate seu desfecho final, porem o livro é divertido, isso não tem como negar. Luzes e sombras se confundem, valores são questionados, os personagens revelam suas fragilidades, endurecem os corações, tornam-se irredutíveis diante dos erros, ao mesmo tempo em que antigas inimizades se transformam em afeições recíprocas. Um tom sombrio na história deixa os leitores inquietos e roendo as unhas, tudo por conta que vampiros aparecem mortos; assassinatos horripilantes que desabam na A Morada da Noite, a guerra está anunciada, os vampiros não irão aceitar passivamente a morte dos seus.
No desenrolar de milhares de turbilhão de acontecimentos, questões como lealdade, amizade, fidelidade e confiança são colocadas à prova, enquanto Zoey vivencia um doloroso aprendizado e um amadurecimento precoce na vida. Aos poucos a garota percebe que a missão conferida a ela por Nyx envolve necessariamente segredos e atitudes que dificilmente serão compreendidos até mesmo pelos seus melhores amigos.
A verdade é que tenho sentimentos mistos sobre este livro. Mas, na maior parte da história, a ação até que foi positiva, porem Zoey fica o livro inteiro com cachorrice com o professor Loren e seus outros namorados, que é de dar ate nojo. A linguagem continua simples e fácil, mas as autoras insistem em colocar os linguaja adolescente em seus diálogos. As autoras demonstram abordagens de transições e transformações sob uma perspectiva diferente delas próprias, procurando demonstrar o quanto pode ser complexa e surpreendente a metamorfose humana nesta etapa da vida (a adolescência), rica em emoções conturbadas e confusas. Em Escolhida, os problemas de Zoey estão nem perto de acabar. Ao contrario estão aumentando mais e mais a cada pagina.
Autoras
Não vou dizer que esse livro é melhor que Traída, nem pior (talvez seja um pouco melhor que Traída), os dois ficam em níveis iguais, contudo vejo adrenalina na história, mais mistérios e supressas, esse livro mostra que os personagens, e as coisas mudam e o mundo da voltas. Mas é aquilo que eu disse no início, a trama se arrastar um pouco inicialmente e só adiante revelar o sentido de eventos que, a princípio, parecem um pouco deslocados na narrativa proposta pelas autoras. Esta aparente hesitação das criadoras da série não chega a prejudicar seriamente o desenrolar do enredo, embora provoque uma conquista mais lenta do leitor. Outro fato que irrita o leitor na obra são os feedbacks que as autoras fazem o tempo todo.
O FINAL desse livro é de tira o fôlego, a melhor parte da obra, e isso me impulsionam a seguir em frente com a série, mas pretendo dar uma pausa com á serie. Só vou começar a ler os próximos livros daqui longos, longos meses. Mas a perguntas que pairam no ar são: ”Será que ela vai recuperar a confiança dos amigos?”; “Como fica sua melhor amiga morta-viva Steve Rae?”; “E Aphorodite, será que vai continuar tão boazinha, ajudando Zoey, que está super perdida com seus milhares de problemas?”. Espero que Indomada seja bem melhor...

Nota: 3,5
Erick França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...