domingo, 21 de outubro de 2012

Resenha: Cidade de Vidro







Título: Cidade de Vidro
Subtítulo: Os Instrumentos Mortais
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera
Páginas: 476
Ano:2011




O que dizer de uma trilogia que me encantou do inicio ao fim? A verdade é Cidade de Vidro o terceiro volume da serie os Instrumentos Mortais é muito emocionante, sendo assim é o melhor da serie até agora.
A história se passa em Idris, na cidade de vidro; onde tudo está parecendo ocorrer ao mesmo tempo.

Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 
Confesso que o começo foi um pouco chato e entediante, com capítulos longos, descrições longas. Não havia informação que de fato acrescentasse algo à história. Era muita ação, muita aventura, mas que parecia não levar a muitos lugares, quando na verdade nos leva. Mesmo assim o livro continua com uma super narrativa envolvente que faz com que o leitor acompanhe ate a ultima pagina. Sendo assim, coisas vão acontecendo sem parar, segredos vão sendo descoberto com o passar de cada pagina.  Nesse livro vemos um maior desenvolvimento na história dos Caçadores de Sombras, e isso e um salto no livro de Cassandra Clare. Sem falar da escrita da autora que melhorou bastante, a maneira de escrita de Cassandra é de tirar o fôlego de qualquer um. Os diálogos estão bem melhores, Cassandra Clare conseguiu-me impressionar com esse terceiro volume, deixando a coisas mais fáceis de entender, já que temos uma família um tanto complicada e complexa por parte de Clary.
Nesse volume vemos os personagens mais fortes diante da Guerra entre o bem e o mal. Jace é o personagem, mais marcada da serie, entretanto Simon teve seu grande destaque em Cidade de Vidro, o personagem está muito mais complexo e maduro, com isso vêm mais responsabilidades e problemas cada vez maiores que deve ser resolvidos no quarto volume. Já Clary esta meio que perdida, totalmente subestimada como uma criança; faz certas coisas sem pensar em serias conseguias para mais tarde. Mesmo assim a personagem demonstra estar firme, enfrentado muitas aventuras no decorrer do livro, sem falar de seus sentimentos. Gostei das atitudes de Alec nesse livro, apesar de no inicio se achar o tal por se tornar um Caçador da Sombra adulto, mas ele tem um amadurecimento na serie que me deixou contente. 
Todas as dúvidas e mistérios são respondidos para o leitor, uma por uma. De certa forma tudo esta ligado as guerras, sangues, amor, prazer, ódio, família... Os mistérios, novos personagens e desfecho de algumas histórias são fantásticos. Sem falar da batalha que são bem conduzidas e bem escritas, mas que merecia mais atenção e espaço na história por parte da escritora. Todas as descobertas são surpreendentes, por isso é bom o leitor presta muita atenção em cada detalhe e descrição feita por Cassandra Clare. Pois tudo é extremamente importante no final.
Ao ler esse livro senti uma emoção atrás da outra, pois na leitura você sente vontade de chorar pelos acontecimentos, de rir, de gritar, é tudo muito emocionante, seja pelo fato de ser o ultimo livro que desenrolar o desfecho da trama em volta de Valentin. Porém ainda terá mais três livros da serie com outra trama no contexto da serie. Sinto que esse livro foi feito para resolver as questões e problemas que estavam no ar, mas às vezes da à impressão que Cassandra Clare esta enchendo, paginas e mais paginas no livro de coisas desnecessárias, e é ai que é o ponto crucial, essas páginas literalmente jogadas fora têm seu valor. E isso é algo positivo e bom, na forma como desenvolve o restante do que acontece e o fim que parece dar um ponto final de fato na história.
Cassandra Clare é esperta em deixar o leitor curioso no final para o próximo volume da serie, já que todos os problemas e mistérios foram resolvidos e mais nenhum foi criado ate então.
E é isso as paginas desse livro deixa o leitor eufórico para saber o que vai acontecer no final, quando o leitor acha que é uma coisa, na verdade e a outra, e nisso (mistério e desfecho) Cassandra Clare tira de letra. É difícil larga Cidade de Vidro para fazer outra coisa, do começo ao fim. O livro é extraordinariamente brilhante como diamantes. A maneira como o leitor se envolve na história com os personagens é de deixar qualquer um maravilhado, sem falar da Cidade de Vidro que é bela e fica escura e sombria ao mesmo tempo. Cassandra Clare criou de uma forma singela e bem elaborada a série instrumentos Mortais.
Este é o terceiro livro da série Os Instrumentos Mortais que, aparentemente, não vai acabar tão cedo. City of Fallen Angels já foi lançado lá fora. Sendo assim, tem muita coisa ainda pra acontecer e, embora pareça um final, é apenas o meio dessa história toda extraordinariamente brilhante!
Estou ansioso para o quarto volume. 
Nota: 5

Erick França

Um comentário:

  1. Olá, Erick, blz?

    Eu vim aqui para avisar que tem um meme para você lá no meu blog. É um meme bem legal, de incentivo a leitura.
    Olha lá: http://mondarikc.blogspot.com.br/2012/11/meme-laco-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...