quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resenha: O Herói Perdido





Título: O Herói Perdido
Gênero:  Aventura
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 432
Ano: 2011
Acabamento: Brochura
Formato: Médio




Tenho de admitir que sou um grande fã dos livros de Tio Rick, sendo assim já li todos os livros da série Percy Jackson & os Olimpianos, Os Arquivos dos Semideuses, A pirâmide vermelha. Então eu não poderia deixar de ler O Herói Perdido.
Personagens novos e conhecidos do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os Heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.
Já no inicio do livro pude ver a diferença entre Os Heróis do Olimpo e Percy Jackson & os Olimpianos, pois aqui nessa nova série o livro é escrito em terceira pessoa (fiquei muito feliz, em ver um livro de Rick Riordan em terceira pessoa, acho que fica melhor do que em primeira pessoa com em Percy Jackson). Outro ponto super valido no livro é que agora temos três pontos de vista diferentes de narração; o de Jason, de Piper e o de Leo (todos eles são os principais e isso agrada muito, pois não há um que seja melhor que o outro como na série de Percy).
Confesso que gostei de todos os personagens, e até matei saudades de alguns que estavam presente na série de Percy, como de Annabeth,Quíron, Thalia e as Caçadoras de Ártemis. Contudo a personalidade de cada um dos protagonistas (Jason, Piper e Leo) de O Herói Perdido é fantástica, aqui vemos uma personalidade central de cada um, muito bem trabalhada, desenvolvida e estruturada por parte do autor, do que vimos em Percy Jackson & os Olimpianos. Tenho certeza que Tio Rick certou em cheio no mistério em O Herói Perdido, vemos Jason, Piper e Leo com seus grandes segredos do passado e cada um tentam de todas as formas escondê-los através de suas características pessoais, para ninguém descobri. O mistério deles três acaba se tornando tão forte na trama que mal sabemos que existe um vilão (ou melhor, uma vilã) e quem é ela? Isso não se torna tão importante agora, o que importa mesmo são os segredos deles e qual é a história do passado deles?!
Muitos de vocês devem estar se perguntando por que o nome do livro é O Herói Perdido. Bem Percy Jackson é o herói perdido, ele é apenas citado no livro, pois está desaparecido, lógico que daí vem o titulo para a obra de Rick Riordan. Esse livro realmente traz uma grande novidade para o universo do Acampamento Meio-Sangue não presente na série Percy Jackson & os Olimpianos (Vocês irão descobri porque, quando chegar ao final do livro, então leia para descobri).
  Realmente O Herói Perdido é um livro fabuloso, fantasioso, repleto de mistérios, que é impossível de larga o livro. Achei o esse livro menos infantil que de Percy Jackson, por se trata de situações complicadas com monstros maiores, relacionamento com o pai e mãe, e também namoro, porém Rick Riordan nunca perde o bom e venho humor presente nas horas mais complicadas do livro, é de roer as unhas.
Sobre a edição gostei muito da capa bem trabalhada, da diagramação que facilita a leitura, e gostei também do tamanho da fonte do livro. A editora Intrínseca como sempre agrada os leitores com edições bem feitas, mas senti falta de um preparador de qualidade para livro; uma coisa que a editora Intrínseca parece ter bastante problema nas publicações de seus livros.  
Bem quero dar os parabéns para Tio Rick que mostrou melhor desenvolvimento de narrativa e amadurecimento, do que nos seus livros anteriores, espero que os próximos livros sejam melhores ainda.
Para quem realmente era fã de Percy Jackson & os Olimpianos e estava com saudades das aventuras dos semideuses, esse livro ira preencher a falta, e trazer novos fãs para o Acampamento Meio-Sangue (ou para outro acampamento em outro lugar!...). O livro e perfeito, para você que espera uma trama super complexa, com mistérios, reviravoltas, aventura, monstros, lutas, novidades e surpresas.
É um livro absolutamente imperdível, então leia. Se você ainda não leu Percy Jackson leia também, pois O Herói Perdido tem uma grande ligação com a série de Jackson. Contudo mesmo sem ler Percy Jackson você não ira ficar Perdidoacredite, porem ficara curioso para descobri certas coisas. Então, recomendo que vocês leiam toda a série de Percy Jackson & os Olimpianos antes de se aventurarem pelo Os Heróis do Olimpo. Mas O Herói Perdido é ainda melhor do que Percy Jackson & os Olimpianos, (eu queria poder escrever mais, mas acho que isso já é o suficiente para ver que o livro é ótimo).

Um livro único e genial do Tio Rick, super fantástico.

Nota: 4

Erick França

2 comentários:

  1. Bem legal a resenha. tenho que dizer que comecei a ler a saga Percy Jackson, no pensamento de ler O Herói Perdido. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa s serie Percy Jackson é muito boa, o ultimo e o segundo livro para mim foram os melhores. Em O Herói Perdido o Tio Rick evoluiu muito como escritor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...